17 de jan. de 2014

A Princesinha

postado por Unknown


Todos temos aqueles filmes marcantes que vimos na infância e que amaremos até o fim de nossas vidas. Eu tenho vários desses e decidi falar de um deles. Tenho certeza que eu continuarei precisando de horas para me recompor depois de ver esse filme mesmo com 80 anos.

A Princesinha é um daqueles longas que aparentemente foram feitos para crianças, mas quando você olha mais de perto, percebe que todo ser humano deveria assisti. O filme é baseado no conto de Frances Hodgson Burnett, autora também de “O Jardim Secreto”, e dirigido por Afonso Cuáron que dirigiu também "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" e o mais recente e premiado "Gravidade".

A inglesa Sarah Crewe é uma garota que mora com o pai na índia. Mesmo sendo órfã de mãe, Sarah cresceu feliz criando histórias mágicas com sua criatividade. Com o começo da 1º Guerra Mundial, o pai de Sarah é convocado para combate e a deixa em um luxuoso colégio interno para meninas em Nova York. Sarah logo criativa grande parte das garotas com suas histórias, mas quando recebe a notícia que seu pai morreu na guerra, é colocada no posto de criada pela terrível diretora do colégio.


Mesmo sendo maltratada, Sarah não deixa de sonhar ou de perder a esperança. Ela age como uma princesa, mas não na arrogância ou nos desejos, mas na postura e na bondade, e ensina as outras garotas a fazerem o mesmo. Essa é a grande mensagem do filme, mostrar que todas as mulheres, independente da idade, da aparência ou posição são princesas e devem se portar e ser tratadas como tal.


Além das amigas estudantes, Sarah faz amizade com a criada Becky, uma garota negra que trabalha no colégio em troca de comida e um teto para morar. Quando Sarah se muda para sótão - que é onde Becky dorme - as duas se agarram às histórias da Índia contada pela garota para se distraírem da fome, frio e sofrimento.

Acho que já deu para perceber que A Princesinha é um filme daqueles que faz você ficar sem dormir durante dias e por uma boa razão.  Ele te faz pensar. E mesmo sendo de 1995, o filme acaba por ser muito atual. Infelizmente ainda vemos muitas pessoas como a Srta. Minchin, a cruel diretora. Pessoas que tem a visão completamente distorcida do que é ser caridoso, já que ela acha que manter as duas garotas como empregadas em condições desumanas é um ato de caridade, e totalmente ressentidas.

Segue o trailer:

12 comentários:

  1. Aiim eu já vi esse filme ele é lindo, tem outro que eu gosto muito e que assistir bastante na minha infância é matilda!!

    http://voceeoquele.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo muito Matilda, é um dos meus filmes favoritos. Assitia sempre quando era criança assim como A Princesinha e O Jardim Secreto!

      Beijos

      Excluir
  2. Gente, nem acredito que vou dizer isso, mas nunca vi esse filme, rsrsrs.
    Parece ser lindo, coloquei na lista de filmes para assistir porque amei as imagens, amei a resenha e nem acredito que não tinha visto ainda.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, veja por favor! É muito lindo, você não vai se arrepender. Além da história ser muito bonita, a fotografia dele também é incrível!

      Beijos

      Excluir
  3. Esse filme também me marcou demais quando eu era pequena. Lembro que chorava toda vez que ela era levada da casa do vizinho - acho que pra um sanatório, não lembro - que tava chovendo, e o pai dela não lembrava dela. Nossa, eu me derretia em lágrimas D:
    Mas eu adorava as histórias dela... Até eu imaginava como seria a India.
    Aliás, quando eu tinha 11 anos, meu grupo de teatro fez uma peça baseada nesse filme. Foi lindo *---*

    Beijos, Luu
    http://degradeinvisivel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lu, essa cena é de chorar rios mesmo! Toda vez que eu assisto eu choro do começo ao fim! Acho que todo mundo que assiste fica com vontade de conhecer a Índia por causa da Sarah!

      Deve ter sido muito legal ter feito uma peça sobre A Princesinha!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Jana, tudo bem?
    Confesso que lembro do filme, só que me recordo bem pouquinho das cenas, sabe?
    Eu lembro que o filme é muito bonito, apesar de ser triste, não é? Foi bom passar por aqui porque não me lembrava do nome dele.

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o post faça você rever o filme o quanto antes hahaha ele é bem triste sim, mas é lindíssimo. Ensina muita coisa!

      Beijos

      Excluir
  5. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ver o filme. Boa indicação, Jana :)
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Érick, espero que você goste do filme tanto quanto eu!
      Beijos

      Excluir
  6. Oiee

    Eu já vi esse filme quando era mais nova e amei é muito bom e lindo demais! ! Outro que gosto muito também é Jardim Secreto? ?

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também AMO Jardim Secreto, Andressa. Muito lindo!
      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...