25 de jan. de 2015

Minha ressaca literária!

postado por Unknown



Sabe aquela ressaca que você tem depois de beber todas em uma noitada? Nem eu, porque eu não bebo - não a esse ponto - , mas eu imagino como seja. Imagino que seja a mesma sensação de quando passamos a noite lendo alguma coisa. Aquela verdadeira overdose da mesma informação acaba sendo exaustivo e quando você percebe já está sofrendo da temida ressaca literária.

Eu estou passando por uma no momento, por isso não estou postando muito blog. Faz alguns meses que eu terminei Mentirosos, da E. Lockhart e desde então eu não consigo terminar mais nenhum livro! Essa, meus queridos, é a famosa ressaca literária.

Já havia passado por várias ressacas literárias, que costumam chegar quando você lê muita coisa em um curto espaço de tempo ou quando você lê algo que não está acostumado, mas essa é a maior de todas! Cheguei até ao absurdo de me perguntar se eu não tinha deixado de gostar de ler porque durante a ressaca você simplesmente não consegue ler absolutamente nada. Tudo parece chato, sem graça, mal escrito e tudo mais.

Calma, queridos leitores. Concluí que, não, não deixei de sentir prazer ao ler um bom livro. É que o momento não está bom pra mim.

Estava tentando ler Coração de Tinta. Acho que esse é um dos motivos para o nível da minha ressaca. Apesar do enredo aparentemente leve, o texto de Cornelia Funke não é tão fácil. Ela é detalhista e a história é cheia de metáforas, o que pode tornar a leitura um fardo para quem já não está muito afim. Decidi, então, colocar a leitura desse livro de lado por enquanto.

Também estou tentando ler Anexos da Rainbow Rowell, que é uma autora que eu amo e sempre me encanta com as suas histórias. Porém, Anexos é diferente por que não é um Young Adult como os outros livros dela que eu li. É um New Adult e a diferença no teor da narração também está sendo afetada pela minha ressaca. Só consigo ler umas poucas páginas por dia, nunca mais do que dez.

Dizem que ajuda reler alguma coisa que você tenha gostado muito pra sair da ressaca literária. Sinceramente, não tentei e não sei se vou conseguir tentar. Acho que vou continuar nesse meu ritmo lento, lendo o que eu consigo até por que tem uma parte boa em tudo isso. Percebi que agora que estou lendo mais devagar, consigo me lembrar mais de detalhes menores. Quando lemos muito rápido, os pormenores acabam se esvanecendo da nossa mente muito rápido.


De qualquer forma, vou mantendo vocês informados sobre essa minha crise e assim que eu conseguir terminar de ler Anexos ou qualquer outro livro, faço uma resenha linda em comemoração! Enquanto isso, torçam por mim!

0 comentários:

Postar um comentário

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...