7 de mar. de 2016

RESENHA: Since You've Been Gone

postado por Unknown



Título Original: Since You've Been Gone
Autor(a): Morgan Matson
Ano: 2014
Editora: Simon & Schuster Books for Young Readers
Páginas: 449


Demorei quase um ano para terminar Since You’ve Been Gone da Morgan Matson e não foi por não ter gostado da história, dos personagens ou do texto da autora. Era um problema meu. Não estava conseguindo me concentrar em nenhuma leitura.

Os meses foram passando e eu sempre me perguntava se seria melhor largá-lo de uma vez. Acho que já falei aqui que tenho sérios problemas em abandonar um livro. Não gosto de deixar uma leitura pela metade e acabo me irritando e sofrendo para terminar histórias que não me apetecem só para não ficar com um livro parcialmente lido na estante. Mas eu não queria mesmo deixar de ler a história de Emily e Sloane, eu estava gostando de ter em mãos um livro que fala sobre uma amizade e não sobre um romance.

A escrita de Matson é ótima, simples e tranquila. Não cansa e facilita a leitura. O livro ainda não foi lançado em português e foi adquirido em uma compra feita pelo Book Depository. Indico para quem quer treinar a leitura em inglês e ainda não manja muito.

Enquanto lia, imaginava sempre uma cidade tranquila e não litorânea nos Estados Unidos em pleno verão, com pessoas de shorts, se exercitando, tomando sorvete e aproveitando as férias, porque é nessa época escolar que a história se passa.

Emily sempre foi uma garota um pouco tímida, quieta e caseira. Não arrumava confusão, quase não falava com garotos e passava a maior parte do tempo livre praticando seu esporte favorito, a corrida. Foi em um dos seus percursos que ela conheceu a personificação de tudo o que ela não era. Sloane é extrovertida e divertida, fala o que pensa, faz o que quer, e quando a amizade entre as duas começa, Sloane é quem faz Emily viver um pouco fora dos limites.

As duas se tornam melhores amigas, dividem roupas, momentos e segredos. Emily praticamente idolatra Sloane e percebe que graças a amiga, ela está mudando. Só que assim que o verão começa, Sloane e os pais desaparecem de mala e cuia. Os móveis e a decoração são tudo o que resta no casarão em que eles moravam, e para Emily, Sloane deixa para trás uma lista de coisas que a amiga deveria fazer.

Beijar um estranho, dançar até o amanhecer, abraçar alguém chamado Jamie, enfrentar o medo de andar de cavalo... A lista de Sloane tem tudo o que Emily jamais faria, não sem a melhor amiga que lhe dava injeções de coragem só por estar por perto. Porém, Emily entende que a lista é a única coisa que resta de Sloane e que talvez cumprir todos os itens possa trazer alguma dica sobre o paradeiro dela.



Começa então a jornada de Emily que precisa jogar toda a quietude e timidez de lado e fazer o que Sloane faria. É assim que a garota passa as férias de verão. Sem a melhor amiga, mas tendo novas experiências e fazendo novos amigos como Dawn, Collins e Frank Potter, o garoto sério da escola, mas que Emily vai descobrindo não ser tão sério assim.

Sim, tem romance no livro. Mas ele aparece aos poucos – bem aos poucos mesmo – e quando a coisa acontece o livro acaba.  Isso é o que torna a história boa. É uma leve e divertida variação de todos os Young Adults que apenas mostram a relação entre dois jovens descobrindo o amor. Since You’ve Been Gone narra a história de duas jovens descobrindo que nem a distância pode destruir uma grande amizade.

É uma história que parece ser simples demais, mas é na sutileza das coisas que se esconde o seu brilho. Emily é uma adolescente que muita gente vai se identificar pelo menos e Morgan Matson merece uma salva de palmas por ter criado um personagem masculino para compor o romance da história que não é um completo idiota, que não trata a garota como um objeto, mas também não espera que ela seja uma princesa.

Durante a história, Emily aprende a ser mais livre e a se divertir. A lista não tem nenhum item extremamente absurdo, são coisas simples e que até nos faz querer colocá-las em prática também. Acompanhamos o desenvolvimento de Emily, que no início quase não consegue se enxergar sem a amiga. Ela cria autoconfiança, atitude, se apaixona e faz novos amigos que, apesar de ótimos, nunca ocuparão o lugar de Sloane.


0 comentários:

Postar um comentário

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...