15 de dez. de 2015

RESENHA (desabafo): Por Lugares Incríveis

postado por Unknown





Título Original: All the Bright Places 
Autor(a): Jennifer Niven
Ano: 2015
Editora: Seguinte
Páginas: 336




Não é uma resenha, é um desabafo.

Nunca me senti assim, não com relação a livros e olha que eu gosto de ler. É a minha coisa favorita de se fazer independente do que eu esteja sentindo, do que eu esteja fugindo ou das condições climáticas. Eu gosto de ler.

Já estive muito triste várias vezes - pelo o que estava sentindo, com medo do que estava fugindo e ás vezes até devido às condições climáticas -, mas nunca me senti assim ao ler um livro. Não que eu esteja triste, é mais forte do que isso, mas menos mórbido. Sinto como se fosse sufocar.

O interessante é que só precisou de algumas páginas para eu sentir que alguma coisa estava acontecendo. Não havia avançado muito na leitura e já sabia que aquele livro se tornaria meu tesouro.

Há meses que eu não terminava um livro. A vida e suas reviravoltas me fez perder o costume de fazer uma coisa que eu sempre amei: ler. Veja bem, perdi o costume e não o gosto. Posso ficar sem fazê-lo, mas não significa que eu não goste mais da coisa (me sinto meio Ultravioleta Markante quando penso assim).

Comecei com um livro denso, mas leve. "Passarinho" de Crystal Chan, que por sinal também cita buracos negros e o horizonte de eventos. Um ótimo livro que me deu orgulho de usar como uma alavanca de volta à leitura.

E aí veio "All the Bright Places" e eu me perdi.







Esse livro acionou uma parte da minha mente que eu estava tentando desligar. Ela acendeu como um farol em uma estrada deserta. Cada palavra que eu lia me machucava profundamente de uma maneira boa. E eu chorei como nunca havia chorado. Literalmente.

Poucos livros já me fizeram chorar, bem poucos. Quando chorava era mais uma emoção que se transformava em poças d'água que não caíam. Talvez uma ou outra lágrima acabava se soltando, mas nada nunca exagerado.

Esse livro me fez chorar tudo o que eu estava guardando. O choro do alívio de se sentir liberto de um angústia que eu nem sabia que tinha, e eu não estou tentando ser poética ou exagerando. Eu chorei mesmo. Solucei, esperneei até com os pequenos detalhes. Lia um capítulo e sentia que era demais. Parecia que se eu lesse mais uma palavra iria explodir, então eu me distraía com outras coisas até estar pronta o suficiente para voltar.

Queria muito dizer do que se trata a história aos que ainda não a leram. Fazer um resumo das mentes dos personagens, explicar como eles me envolveram de um jeito que eu mesmo depois de parar de ler eu ainda os via pela minha casa, conversando comigo. Quase posso ver ainda suas fisionomias, mas não consigo relatar o que é esse livro, só posso dizer, com dificuldade, o que senti.

Não é uma resenha, é um desabafo.

Eu fiz mais que chorar, tá? Eu ri, me apaixonei, me identifiquei, refleti e o mais importante de tudo, mudei.

E era isso que todo livro deveria fazer.

Como disse Violet lá pelas tantas quando meu coração já não aguentava mais a dor desse livro, " eu estou mudada para sempre".

6 comentários:

  1. *suspirei*
    Ta aí um livro que eu gostaria de passar na frente de todos! Será que teria tal efeito em mim também? A vida realmente as vezes nos toma pequenos prazeres, ler sempre foi o meu e me vejo no mesmo problema, precisando de um livro para "catapultar" o ânimo e me puxar para as leituras que tanto gosto. Espero me sentir mudada também (mas chorar menos >,<)
    um abraço!
    Pandora
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora,
      Eu não sei dizer se vai ter o mesmo efeito, mas tenho certeza que algo você vai sentir. Li por um acaso e depois de tudo isso que eu descrevi, comecei a pesquisar para ver se só eu tive esse surto melodramático com o livro. Não me surpreendi quando vi que não. Cada um da sua maneira, claro, mas todos que leem ficam no mínimo surpresos com o conteúdo. Posso dizer que comigo foi muito mais que uma leitura, foi uma experiência. Espero que você chore menos, mas que você sinta e perceba a beleza do livro!

      Excluir
  2. Olá! =)
    Como aconteceu com a Pandora acima: *Suspirei*
    Que postagem diferente sobre um livro. Um desabafo, uma poesia, uma declaração de amor. Lindo o que você escreveu.

    Comecei a ler esse livro, mas acabei abandonando. Acho que ainda não é hora de fazer essa leitura (rs.), meus sentimentos em relação a ele estavam um pouco frios, então...
    É isso.
    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,
      Eu me apaixonei mesmo pelo livro e achei que resenhá-lo não transmitiria tudo o que eu senti lendo, então pensei em tentar descrever os meus sentimentos. Acho que todo livro vai ter um efeito diferente dependendo do momento em que você o lê. Eu li Por Lugares Incríveis em um momento mais emocional da minha vida e isso deve ter ajudado muito, mas mesmo assim não tiro os créditos da autora por ter passado tanto sentimento assim em uma única história.

      Não sei que parte você parou, porém se você puder, tente novamente lê-lo de coração aberto e tranquilo. Claro que ainda existe chances de você não gostar hahaha mas eu acho difícil!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá! =)
    Como aconteceu com a Pandora acima: *Suspirei*
    Que postagem diferente sobre um livro. Um desabafo, uma poesia, uma declaração de amor. Lindo o que você escreveu.

    Comecei a ler esse livro, mas acabei abandonando. Acho que ainda não é hora de fazer essa leitura (rs.), meus sentimentos em relação a ele estavam um pouco frios, então...
    É isso.
    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Assim como a Pandora ali, *Suspirei*.
    Que postagem diferente, uma declaração de amor, um desabafo poético;. Amei!

    Comecei a ler esse livro e parei. Acho que não é o meu momento com ele. Meus sentimentos em relação a eles estavam bem frios, então... Resolvi deixar pra depois.

    Bjão.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...