17 de mar. de 2014

ESTANTE: Li até a página 100 - Jane Eyre

postado por Unknown

Coluna criada pelo blog “Eu Leio, Eu Conto

Resolvi começar essa coluna aqui no blog por achar interessante ver como nossas opiniões mudam durante a leitura de um livro. Claro que não é sempre, mas às vezes sentimos coisas completamente diferentes no começo, meio e fim de uma história sendo ela atrativa ou não. E depois de 100 páginas supõem-se que já teremos um apanhado geral do livro.

Livro: Jane Eyre
Autor(a):  Charlotte Brontë
Editora: Best Bolso

PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100
"A enfermeira fechou a porta da frente. Entrei pela porta que dava para a sala de aula. Estava bem na hora. Eram nove da noite e a Srta. Miller chamava as meninas para ir para a cama"

DO QUE SE TRATA O LIVRO?
Jane Eyre é uma órfã que, após a morte do seu tio e tutor, fica a cuidados da mulher dele, a Sra. Reed. Tanto ela quanto seus três filhos desprezam a “intrusa” fazendo com que Jane sofra todos os tipos de maus tratos possíveis. Cansada de ter a criança por perto, a Sra. Reed a manda para um colégio interno para meninas onde, apesar de todas as adversidades, Jane finalmente começa a viver em paz. Depois de oito anos como aluna e professora no colégio, Jane vira preceptora de uma garota que nada tem além do seu tutor, um homem considerado feio para os padrões da época, além de ser arrogante e irônico.

O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?
Estou desfrutando a história de uma forma que não imaginei que aconteceria. Apesar de ser um romance escrito a mais de 200 anos, a linguagem de Brontë é muito fácil e direta. E não há um momento, pelo menos até agora, em que o enredo tenha enfrentado algum tipo de marasmo. Sempre há uma surpresa nas mãos de Brontë.


O QUE ESTÁ ACHANDO DA PERSONAGEM PRINCIPAL?
Jane Eyre quando criança, exatamente por passar por tantas atrocidades, começa a criar um senso de justiça muito objetivo para uma criança. Ela é observadora, o que irrita muito a Sra. Reed, introvertida e de certa forma madura para a idade que tem. Com Jane é tudo "preto no branco", não existem meios termos. Ler as coisas pelo ponto-de-vista dela é uma delícia. Uma criança que está começando a ver o mundo fora da ótica infantil.

MELHOR QUOTE ATÉ AGORA
"É fraqueza e tolice dizer que não suportaria algo que seu destino dita que é preciso ser suportado" (pág. 71)

VAI CONTINUAR LENDO?
Com toda a certeza. Na verdade, já até passei um pouco da página 100 e a história só melhora. A partir do capítulo 10 (logo após a página 100) acompanhamos a protagonista agora como uma jovem mulher.

ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA
"Fui em frente. Parei ao lado do berço: minha mão tocou o cortinado, mas preferi falar antes de abri-lo. Ainda temia ver um cadáver."


(Não tente ler as páginas pra não pegar spoiler!)




6 comentários:

  1. Parece ser interessante a historia do livro, já tinha visto sobre ele mais não sabia sobre o que falava.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante e diferente, Denise. Se você estiver a procura de um clássico literário para ler, super recomendo esse.

      Beijos

      Excluir
  2. Acredita que nunca li nada da autora?! Que absurdo!
    Mas tenho muita vontade, principalmente com esse livro que tem a capa linda <3

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês!

      Eu também nunca tinha lido nada dela, mas resolvi começar a ler por recomendação de amigas! Eu decidi comprar essa edição exatamente pela capa linda! Mas como é edição pocket ela estraga muito fácil :(

      Beijos

      Excluir
  3. Acabei de ler um post em que estava respondendo essa mesma tag. É bem interessante, é? Enfim, me parece ser muito bom este livro e acho que vai me lembrar Extraordinário (eu nunca li hahaha, mas acho que em comum terá o fato de sabermos como uma criança começa a ver o mundo, principalmente quando algo de ruim acontece). Como disso, pare e ser bem interessante. Bjs.

    jessica do donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!

      Essa tag é demais, vou tentar sempre responder ela! O comecinho do livro pode lembrar um pouquinho Extraordinário por ser relatado pela visão de uma criança. Depois da página 100 a Jane cresce e começamos a vê-la na vida adulta!

      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...