Coluna criada pelo blog “Eu Leio, Eu Conto”
Resolvi começar essa coluna aqui no blog por achar interessante ver como nossas opiniões mudam durante a leitura de um livro. Claro que não é sempre, mas às vezes sentimos coisas completamente diferentes no começo, meio e fim de uma história sendo ela atrativa ou não. E depois de 100 páginas supõem-se que já teremos um apanhado geral do livro.
Livro: Jane Eyre
Autor(a): Charlotte Brontë
Editora: Best Bolso
Autor(a): Charlotte Brontë
Editora: Best Bolso
PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100
"A enfermeira fechou a porta da frente. Entrei pela porta que dava para a sala de aula. Estava bem na hora. Eram nove da noite e a Srta. Miller chamava as meninas para ir para a cama"
DO QUE SE TRATA O LIVRO?
Jane Eyre é uma órfã que, após a morte do seu tio e tutor, fica a cuidados da mulher dele, a Sra. Reed. Tanto ela quanto seus três filhos desprezam a “intrusa” fazendo com que Jane sofra todos os tipos de maus tratos possíveis. Cansada de ter a criança por perto, a Sra. Reed a manda para um colégio interno para meninas onde, apesar de todas as adversidades, Jane finalmente começa a viver em paz. Depois de oito anos como aluna e professora no colégio, Jane vira preceptora de uma garota que nada tem além do seu tutor, um homem considerado feio para os padrões da época, além de ser arrogante e irônico.
O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?
Estou desfrutando a história de uma forma que não imaginei que aconteceria. Apesar de ser um romance escrito a mais de 200 anos, a linguagem de Brontë é muito fácil e direta. E não há um momento, pelo menos até agora, em que o enredo tenha enfrentado algum tipo de marasmo. Sempre há uma surpresa nas mãos de Brontë.
O QUE ESTÁ ACHANDO DA PERSONAGEM PRINCIPAL?
Jane Eyre quando criança, exatamente por passar por tantas atrocidades, começa a criar um senso de justiça muito objetivo para uma criança. Ela é observadora, o que irrita muito a Sra. Reed, introvertida e de certa forma madura para a idade que tem. Com Jane é tudo "preto no branco", não existem meios termos. Ler as coisas pelo ponto-de-vista dela é uma delícia. Uma criança que está começando a ver o mundo fora da ótica infantil.
MELHOR QUOTE ATÉ AGORA
"É fraqueza e tolice dizer que não suportaria algo que seu destino dita que é preciso ser suportado" (pág. 71)
VAI CONTINUAR LENDO?
Com toda a certeza. Na verdade, já até passei um pouco da página 100 e a história só melhora. A partir do capítulo 10 (logo após a página 100) acompanhamos a protagonista agora como uma jovem mulher.
ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA
"Fui em frente. Parei ao lado do berço: minha mão tocou o cortinado, mas preferi falar antes de abri-lo. Ainda temia ver um cadáver."
(Não tente ler as páginas pra não pegar spoiler!)
Parece ser interessante a historia do livro, já tinha visto sobre ele mais não sabia sobre o que falava.
ResponderExcluirmomentocrivelli.blogspot.com.br
É muito interessante e diferente, Denise. Se você estiver a procura de um clássico literário para ler, super recomendo esse.
ExcluirBeijos
Acredita que nunca li nada da autora?! Que absurdo!
ResponderExcluirMas tenho muita vontade, principalmente com esse livro que tem a capa linda <3
memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi, Inês!
ExcluirEu também nunca tinha lido nada dela, mas resolvi começar a ler por recomendação de amigas! Eu decidi comprar essa edição exatamente pela capa linda! Mas como é edição pocket ela estraga muito fácil :(
Beijos
Acabei de ler um post em que estava respondendo essa mesma tag. É bem interessante, é? Enfim, me parece ser muito bom este livro e acho que vai me lembrar Extraordinário (eu nunca li hahaha, mas acho que em comum terá o fato de sabermos como uma criança começa a ver o mundo, principalmente quando algo de ruim acontece). Como disso, pare e ser bem interessante. Bjs.
ResponderExcluirjessica do donaurbana.blogspot.com
Oi Jessica!
ExcluirEssa tag é demais, vou tentar sempre responder ela! O comecinho do livro pode lembrar um pouquinho Extraordinário por ser relatado pela visão de uma criança. Depois da página 100 a Jane cresce e começamos a vê-la na vida adulta!
Obrigada pela visita!
Beijos