6 de fev. de 2015

RESENHA: Anexos

postado por Unknown

             

                    Título Original: Attachments                  
Autor(a): Rainbow Rowel
Ano: 2014
Páginas: 366
Editora: Novo Século

Tinha comentado com vocês sobre a minha longa e persistente ressaca literária. Não sei se já a superei, mas um grande passo foi dado: eu terminei um livro. Sim, eu consegui terminar de ler “Anexos” da Rainbow Rowell o que foi uma grande vitória pra mim. Sério gente, eu quis gritar quando li a última palavra da última frase. Desde novembro que eu não chegava tão longe em uma leitura, então sinto que eu estou voltando a ser eu mesma.O problema é que estou com medo de que minhas considerações sobre livro tenham sido afetadas pela minha falta de vontade de ler dos últimos dias. Mas mesmo assim vou compartilhá-la com vocês.

“Anexos” é o primeiro livro New Adult que eu leio da Rainbow. Já falei milhares de vezes aqui e nos vídeos que eu amo “Eleanor & Park” e “Fangirl”, mas como ambos são Young Adults, eu não posso compará-los com o mais recente que eu li.

Lincoln O’Neil trabalha no jornal The Courier, mas ele não é jornalista. Ele trabalha a noite e é responsável pelo monitoramento dos e-mails de todos os funcionários da empresa. É ele a pessoa que fiscaliza se ninguém está falando besteira nos e-mails corporativos (o que sempre acontece!). Lincoln odeia o trabalho pelo motivo óbvio. Ele se sente desconfortável em ler as mensagens alheias que são sinalizadas. Mas no meio de tanta bobagem, Lincoln se depara com Beth e Jennifer, uma crítica de cinema e uma revisora que falam de tudo e mais um pouco nos e-mails.

Quanto mais mensagens Lincoln lê de Beth e Jennifer, mais ele se sente conectado a elas. De repente, ele percebe que sabe praticamente tudo da vida delas menos suas aparências físicas. Ao invés de denuncia-las pelas palavras inapropriadas usadas nos e-mails, Lincoln se envolve cada vez mais e acaba nutrindo sentimentos por Beth. Sim, só lendo os e-mails.

Confesso que achei a ideia bem fofa, afinal, Lincoln se apaixona elas ideais de Beth, pela forma como ela trata a amiga Jennifer, até como ela fala do namorado Chris. Ele começa a amá-la sem ao menos saber como ela é fisicamente. Muito, muito fofo.

Mas o próprio Lincoln me fez também torcer o nariz várias vezes durante a leitura. Ele tem 28 anos e mora com a mãe, tudo bem até aí. Mas ele sofre há quase 9 anos pela mesma garota e – desculpem, não encontro palavra melhor pra descrevê-lo – é um tremendo de um bundão. Ele sente que a vida dele está estagnada, que é um fiasco, mas também não faz nada pra mudar. E com relação à Beth é outra novela. Lincoln está apaixonado e quer conhece-la, mas não tem coragem de perguntar pra uma pessoa quem ela é ou, depois que ele finalmente descobre quem ela é, não consegue sequer passar na frente da mesa dela. Ao invés de tomar uma atitude, ele eleva o nível da stalkeagem e, por exemplo, passar a ir constantemente nos shows da banda do namorado de Beth.

O pior de tudo foi me ver em alguns aspectos do Lincoln, então a minha chateação aumentou umas 10 vezes. Pelo menos serviu pra eu reavaliar minha atitude, por que sinceramente, não quero ser nenhum um pouco parecida com ele.

Mas, tirando essa grande parte, eu gostei do livro. Rainbow, como sempre, com uma linguagem bem simples consegue te prender (eu não, devido a ressaca) e deixar a leitura bem gostosinha. O interessante é que lemos os “diálogos” entre Beth e Jennifer da mesma forma que Lincoln: como e-mails. Rainbow conseguiu criar personagens dando pouquíssimas características físicas delas e criou um bom romance com quase nenhuma interação entre os envolvidos. Penso que tais coisas não sejam tarefas fáceis, então, Rainbow, parabéns mais uma vez.

2 comentários:

  1. Sou uma das únicas pessoas nesse mundo que ainda não conhece essa autora. kkkkkkkk
    Consegui de troca os dois outros dela e pretendo ler, mas já estou de olho nesse por ser mais adulto e tal, capaz que combine mais comigo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Denise, corre pra ler algo dela! Se você prefere histórias mais adultas melhor começar por Anexos também. Mas não deixe de ler os outros que também são ótimos!

      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...