14 de abr. de 2016

RESENHA: Eu Te Darei o Sol

postado por Unknown



Título Original: I'll Give You The Sun
Autor(a): Jandy Nelson
Ano: 2016
Editora: Novo Conceito
Páginas: 377


Ah, meu Clarke Gable, como eu queria ter lido esse livro há muito mais tempo! Sem brincadeira, eu não sabia que já tinha sido lançada a versão em português de I’ll Give You The Sun – desligada? Só um pouco – e assim que percebi que poderia ler em português, fui correndo comprar. Não sei o porquê, mas desde que li a sinopse desse livro fiquei louca para lê-lo. Alguma coisa me dizia que ele seria maravilhoso. Ah, se eu soubesse!

Noah e Jude são gêmeos inseparáveis. Até mais ou menos os 13 anos eles são NoaheJude e compartilham de uma ligação muito forte. Noah sendo o estranho, introvertido, e Jude sendo a “normal”. Mas a vida começa a separá-los de uma maneira aparentemente irrevogável.

Noah não tem uma relação boa com pai, que sempre preferiu Jude e parece estar decepcionado com o tipo de pessoa que o filho é. Noah é sozinho, sensível, tem um talento incrível e absurdo para a arte – desenha maravilhosamente bem até mesmo em sua mente – e, claro, Noah gosta de meninos. Não que o pai dele saiba dessa parte. Já Jude é cheia de amigos, falante, extrovertida e vive em guerra com a mãe. Primeiro o conflito é silencioso e parece acontecer só dentro dela. A mãe, professora e autora de livros sobre arte, tem uma devoção maior por Noah, o filho artista, e Jude não consegue não se sentir frustrada ou nutrir um pouco de inveja. Seus desenhos não são tão bons quanto o de Noah, nem mesmo suas mulheres de areia parecem ser o suficiente para atrair a atenção da mãe. Com o passar do tempo e depois de um acontecimento que a traumatizou, Jude passa a por para fora os sentimentos ruins tanto para a mãe quanto para o irmão. Ela se torna “esse tipo de garota”, como a mãe diz. O tipo que sai todos os dias, usa saias curtas, batons escuros e beija quantos garotos puder.

O tempo não é nada amigável com os dois protagonistas, e após uma tragédia NoaheJude passam definitivamente a ser Noah e Jude. Separados e se falando apenas quando necessário, os dois parecem trocar de personalidade. Trancam dentro de si mesmos seus verdadeiros “eu”, cujo acham que foram os causadores da tragédia que atingiu a família Sweetwine.

Essa história tem tantas vertentes, tantos abismos que é completamente difícil dar um resumo que valha a pena, por isso eu não culpo a sinopse e o fato de ela não dar nem 1% do que o livro realmente é. Não tem como resumir essa obra-prima. Sim, o livro é uma obra-prima. Percebi que estava prendendo a respiração em várias partes, várias cenas. Vi na orelha do livro que Jandy Nelson é poetisa, e eu posso falar pra vocês, o texto dela é uma poesia em forma de prosa. É incrível! Quantas metáforas boas para transmitir as coisas mais difíceis: cores, sentimentos, o clima. Tudo. Como ela mesma diz nos agradecimentos, essa é "uma história sobre paixão, prazer artístico, sobre o impulso arrebatador, sobre metades".

Ela brincou com a narrativa. Os capítulos são alternados entre os pontos de vista de Noah e Jude. Só que Noah narra a época em que eles têm 13 anos, e Jude a época dos 16. Nós vemos os dois lados, mas está faltando algo. Está faltando o meio, está faltando uma peça no quebra-cabeça que é a atual vida dos irmãos, contada por Jude. Lentamente, a história vai sendo construída e é sensacional, por exemplo, ver o desenrolar da tal tragédia nos capítulos de Jude, onde ela já aconteceu, mas nos capítulos de Noah ver o que aconteceu antes.

A dose de romance é muito bem servida para os dois irmãos. No caso de Noah, o amor mora na casa ao lado, e é um garoto beijado pelo sol. No caso de Jude, já mais velha, ela vem em forma de uma “confusão insuportável”. Um inglês de 19 anos cujo rosto ela tem certeza que já viu antes. Nenhum deles sabe como lidar com o sentimento, mas os dois aprendem que o amor é complicado. Mais complicado ainda é o amor entre irmãos, ainda por cima gêmeos!

"Viro-me, lembrando novamente que fomos feitos juntos, célula a célula. Somos a companhia um do outro desde quando não tínhamos olhos ou mãos. Antes mesmo de termos alma." (pág. 87)

Os gêmeos se perderam e nós vamos assistindo como isso se desenrolou e ao mesmo tempo torcemos para que tenha um jeito de tudo voltar a ser como antes. Aparentemente não tem. Torcemos para que eles encontrem tanto a si mesmo, quanto um ao outro. Eles estão enrolados em mentiras, medos, superstições, segredos enormes, e mágoas tão profundas quanto uma pode ser. Viraram pessoas sem rumo, vazias, sem esperança. Mas o mais bonito é ver que, apesar de seus olhares se encontrarem muito pouco agora, eles ainda se protegem com unhas e dentes.


Acho que não estou conseguindo fazer uma resenha decente. Nunca vou conseguir transmitir o que é esse livro. Ele é poderoso, ele é cheio de sentimentos e cores. Senti-me na história 100% do tempo. Meu coração ficou tingindo pelas tintas e pelo medo de Noah, pela dor de Jude. Fiquei sufocada com todas as sensações que Jandy Nelson me ofereceu a cada página. Essa mulher tem um dom feroz e ele me atropelou magicamente. 


"Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes).
Reeconstrua o mundo."

21 comentários:

  1. Oi Jana!
    Mulher tô até me tremendo aqui em ler sobre Eu TE Darei o Sol, sério! Esse foi o melhor livro que li ano passado, é um candidato a melhor livro da vida - até coloquei uma foto minha com ele lá fixa no blog (rs.).
    E pelo que vi seus sentimentos foram bem parecidos com o meu. Concordei e até escrevi na resenha que esse livro é uma obra prima e também me incomodo até hoje em saber que minha resenha não expressa terça metade do que esse livro é.
    E sim, a Nelson é poetisa e seu texto é inteiramente poético. Queria levar Noah pra casa... :(
    E meu Clark Gable... Vem cá, menina, me dá um abraço.
    Já quero ler de novo (rs.).

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego do céu, eu te entendo!
      Esse livro realmente é um dos melhores que eu já li na minha vida (talvez o melhor?!). Eu estou de cara até agora e ficarei assim pra sempre. Que história, meu Clark Gable! É ótimo quando lemos uma coisa tão maravilhosamente bem feita, né? Eu queria levar o Noah pra casar e abraçar a Jude. Queria ser amiga deles. Não vejo a hora de lê-lo novamente!

      Beijos

      Excluir
  2. Oii :D
    Nossa, esse livro está nos meus desejados faz tempo!! Sua resenha me fez lembrar o quanto quero ler haha

    Menina, seu blog é lindo demais <3 já estou seguindo também.
    Beijão


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,
      Ele estava já faz um tempo na minha lista. Como deu pra perceber, não me arrependi em nada de tê-lo lido.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi!
    Não conhecia seu blog mas ja virei leitor só por ver resenha desse livro haha!, simplesmente amo esse livro com todas as minhas forças, recomendo pra todo mundo, foi o melhor livro que li ano passado e ja to me programando pra reler esse ano. Adorei sua resenha, sei bem como é não conseguir transmitir o que é esse livro haha.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,
      Estou igual a você, recomendando pra todo mundo esse livro maravilhoso. Ele com certeza é o melhor livro que eu li até agora esse ano!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Oi,

    adorei a resenha e a foto, mas sei lá, a obra não me chama muita atenção...

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Minha Vez de Brilhar + Kit de Marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Poxa, que pena que a história não te interessa, mas que bom que gostou da resenha.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Que foto linda! Bom, eu tenho muita vontade de ler este livro, pois só vejo elogios sobre ele. Sua resenha só me deixou mais curiosa ainda...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      Que bom que gostou da foto! Se puder, leia o livro sim. Estou completamente apaixonada por ele. <3

      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Já li algumas resenhas sobre "Eu Te Darei o Sol" e quero muito ler esse livro.
    Todos falam tão bem que cheguei a conclusão que preciso conhecer a história desses gêmeos.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sávio, não é por nada não mas você precisa conhecer mesmo! Até agora não achei ninguém que tenha lido e não gostado.

      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Jan!
    Amei sua resenha! Acho que foi uma das mais completas que li desse livro.
    Se antes eu já queria ler, agora necessito!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Essa resenha foi tão difícil de escrever. Quando a gente gosta muito de uma história é complicado de passar tudo, mas fiquei feliz por você ter gostado.

      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Jana! Tudo bem? Até hoje eu nunca li uma resenha negativa para esse livro. E é por isso que estou tão interessado em lê-lo. Também quero me apaixonar por essa obra-prima! Adorei a resenha <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Uauuuu, essa sua resenha lacrou! Já vi outras resenhas desse livro, mas nenhuma fez eu sentir interesse pela leitura, até agora. Sua resenha foi tão intensa que eu me envolvi com suas palavras, senti necessidade de ler o livro e ver os sentimentos que a envolveram com meus próprios olhos.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, que bom que gostou da resenha!
      Foi difícil escrevê-la porque amei demais esse livro, como deu pra perceber hahaha. Quis passar pelo menos um pouquinho do que eu senti enquanto lia. Espero que você sinta tudo isso também quando o ler! É um livro sensacional!

      Beijos

      Excluir
  10. Estou sentindo tanta coisa que tô até confusa.

    L. xxx
    meumundodalua.com

    ResponderExcluir
  11. Jana, li esse livro, mas confesso que não achei tudo isso que você achou. Achei a história bem previsível em muitas partes e não me surpreendi com o final.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista. 2 livros para o vencedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty,
      Poxa que pena que você não sentiu o mesmo pelo livro. Mas é assim mesmo né, cada um é tocado por coisas diferentes.
      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...