8 de abr. de 2016

RESENHA: Tudo e Todas As Coisas

postado por Unknown


Título Original: Everything Everything
Autor(a): Nicola Yoon
Ano: 2016
Editora: Novo Conceito
Páginas: 296



É maravilhoso ler algo que te surpreende, mas mais maravilhoso ainda é ler algo que você queria muito e pelo qual você nutriu enormes expectativas e mesmo assim o livro te surpreender. Nicola Yoon fez isso em “Tudo e Todas as Coisas”

Madeline tem 18 anos e passou no mínimo 99% da sua vida dentro de casa. A última vez que ela esteve do lado de fora ela era quase um bebê. Ela tem a doença conhecida como “síndrome da criança na bolha”, e é exatamente assim que ela vive, em uma bolha. Seus dias se resumem a ler e resenhar, estudar, ter aulas por Skype, respirar um ar filtrado por máquinas instaladas em sua casa para protegê-la, e interagir pessoalmente apenas com sua mãe e sua enfermeira Carla.

Faz tempo que Maddy não tem que lidar com o sentimento de frustração pela vida que tem (ou que deixa de ter), mas o sentimento incontrolável de querer ver o mundo e, acima de tudo, vivê-lo, volta com todas as forças quando Olly se muda para casa ao lado. A conexão entre os dois, ainda que sem trocar uma palavra, é arrebatadora e Maddy passa amá-lo quase que instantaneamente. Mas isso ela só percebe depois, quando os dois começam a trocar e-mails na calada da noite.

“A vida é um dom”, sua enfermeira Carla lhe diz, mas ela não se sente mais viva. Não com ela de um lado e Olly de outro. Então Maddy resolve fazer uma coisa extraordinária pela primeira vez: ela decide viver.

Eu estou chocada com esse livro. Ele foi muito melhor do que eu imaginei, mesmo que eu tenha imaginado coisas maravilhosas. Todos os aspectos dele me prenderam. O texto de Nicola é sensacional. Ela fala tudo o que precisa e atinge tão rápido lá naquele pontinho escondido do nosso coração que quase não dá para notar como ela conseguiu chegar ali. Nicola foi original em todos os sentidos. Com a premissa de uma garota que vive, mas não pode viver; com o amor entre dois adolescentes que querem mas não podem se tocar, com  o drama que atinge a família de Olly que é triste, mas tratado de forma delicada e objetiva; e com o final que não foi nada daquilo que eu supus. Foi extremamente melhor.




Senti cada pedacinho de emoção de Maddy, até as dores físicas. Senti a angustia pela vida perdida, e o sofrimento do final que veio com a descoberta. A raiva, a dor por tudo aquilo que ela perdeu por anos. O amor e a paixão pelo garoto que parece o anjo da morte por só usar roupas pretas, e que a fez decidir viver o que podia.

Que terrível é ter uma vida e não poder vivê-la. O que eu entendi com esse livro é que você não precisa ter nenhuma doença para isso acontecer. Deixar de viver é muito fácil, ficar presa à uma bolha pode acontecer com todo mundo por mais saudável que essa pessoa seja. O mundo é cheio de oportunidades e ás vezes nós desperdiçamos todas.

Quero ressaltar o fato de a protagonista ser uma adolescente inter-racial. Madeline é descendente de negros e orientais. Ela tem pela marrom, cabelos cacheados, olhos levemente puxados. 

Madeline não é branca. 
Representatividade importa e muito. 
Obrigada Nicola Yoon por escrever um YA com uma garota que se parece comigo.

Essa mulher me ganhou e isso é certo. Vou ler tudo o que ela tiver a me oferecer.

17 comentários:

  1. Oi, Jana! Tudo bem? Menina, adorei a resenha! Você conseguiu passar toda a essência desse livro maravilhoso! <3 Ainda não terminei de lê-lo, mas já o amo de paixão! <3<3<3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony, tudo ótimo e com você?
      Que bom que gostou da resenha! Não tem como não amar esse livro, né? É maravilhoso! Tentei passar só um pouquinho de tudo o que senti lendo. <3<3

      Excluir
  2. Oii
    eu tenho vontade de ler esse livros andam falando muito bem dele. Gostei da resenha e que bom que curtiu a leitura, foi a primeira falar sobre a descendência da protagonista, gostei de saber.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu sou suspeita, mas ele é maravilhoso!
      Tive que falar da descendência da Maddy porque foi uma coisa que eu adorei. Vejo poucos livros YA com protagonistas que não sejam brancas e isso só deixou o livro melhor pra mim. <3

      Excluir
  3. Olá, Jana! Tudo bom? Você disse ter adorado o meu blog, pois eu digo o seguinte: eu que amei o seu! Desde o layout delicado até ler essa belíssima resenha, cheia de verdade e encanto. Eu gosto de livros assim, fortes e com personagens que passam por situações muito difíceis, mas que, num dado momento, resolvem viver apesar de tudo.
    Com certeza eu iria me encantar por esse livro também.
    Beijo grande!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica!
      Que bom que gostou do blog, fico muito feliz.
      Também adoro livros fortes, com personagens que têm a aprender e a ensinar. Acho essas histórias realistas e profundas.

      Um beijo!

      Excluir
  4. Oi, Gata!
    =)
    Menina comecei a ler esse livro ontem e já estou na metade. A leitura é tão gostosa, não é?
    Estou amando! E sim, destaquei a descrição das características da menina. Tão raro personagens com essa mistura de raça, fugindo daquele padrão europeu!

    Bela resenha.
    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é uma leitura maravilhosa. Passou tão rápido! Claro que a diagramação ajudou, mas a história é muito gostosa de ler.
      Eu amei esse detalhe da Maddy não ser branca/estilo europeu. Fiquei super feliz em ver uma personagem que se parecesse mais comigo.

      Beijos!

      Excluir
  5. Estou com muuuita vontade de ler esse, as pessoas tem me indicado muito. Quem sabe minha próxima aquisição será esse jahahds. Seguindo o blog. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de dizer: muito amor o layout, gostei muito do seu cantinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como deu pra perceber, eu amei hahaha. Então recomendo bastante. Se você gosta de romances adolescentes esse é uma ótima pedida. Não tem nada muito meloso ou dramático! E que bom que você gostou do blog, fico feliz!

      Beijos

      Excluir
  7. Oie!
    Antes de qualquer coisa: eu amei o seu cantinho <3
    Fiquei super interessada na leitura do livro, principalmente por causa da ilustração que você mostrou. Quem sabe mais pra frente, eu compro...
    Beijooos! <3

    Eu vivo lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou do meu cantinho <3
      O livro é cheio dessas ilustrações maravilhosas! Até por isso que a leitura é bem rápida.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Jana,
    Adorei o seu blog ♥
    Esse livro é tudo de bom, foi leitura maravilhosa para mim também.
    Você viu que esse vai sair mais um livro da mesma autora? Já estou contando os dias ♥
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, obrigada pela visita!
      Eu vi sim que a Nicola vai lançar em breve outro livro. Nem preciso falar que estou ansiosa também, né? Ela me conquistou!
      Beijos

      Excluir
  9. Não faz muito que li esse livro, inclusive já publiquei minha resenha dele <3 uueheuheueh Assim como você, eu também estou completamente encantado com a história do livro, me surpreendi, sofri, me irritei e no fim, sorri.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius!
      Vou dar uma olhada na sua resenha sobre esse livro. Gosto de ver a opinião das pessoas sobre histórias que eu amei!

      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...