18 de abr. de 2016

RESENHA: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens

postado por Unknown


Título Original: Simon vs. The Homo Sapiens Agenda
Autor(a): Becky Albertalli
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Páginas: 272

Ai, ai, gente! Todos sabem que esse livro anda na boca de todo mundo, né? Blogs literários, leitores do dia-a-dia... Todo mundo está lendo, já leu ou quer ler esse livro. Eu queria tanto lê-lo que resolvi ler pelo kindle, mas sabe qual é o meu problema com e-books? É que se eu gosto do livro decido que preciso comprar a versão física também. Pois bem, quem quiser me presentear com o livro do Simon eu estou aceitando porque eu amóriaei a hist!

Ninguém sabe que Simon é gay, e ele não está muito preocupado em sair do armário para os amigos e família em um futuro próximo. Ele só só sabe pensar em Blue, a pessoa misteriosa com quem vem troncando e-mails em segredo, e por quem ele está claramente nutrindo uma paixão. Então, quando Martin - um garoto da escola que é um pouco nerd, um pouco bobo -  lê as conversas entre os dois e passa a chantageá-lo, Simon sente pela primeira vez medo de ter o seu segredo revelado. Não medo por ele, mas por Blue. Ele não quer perder o laço com o garoto misterioso e também não quer que seu amigo seja exposta, e para evitar isso Simon  sabe que vai ter que sair da sua zona de conforto. 

Vou começar dizendo que o texto da Becky é muito rápido, objetivo e fácil de ler. Li tudo em um dia de tão sucinta que a história é, mas ainda assim ela não deixou nenhum detalhe para trás. Senti que algumas cenas poderiam ter sido mais trabalhadas ou melhores aproveitadas, porém no contexto geral, é muito bom.

Simon é um adolescente engraçado e eu simpatizei muito com ele e com como ele age com relação aos amigos. Esses, por sinal, são personagens muito interessantes que valem a pena prestar atenção. Até acho que alguns poderiam ser mais desenvolvidos também, mas é a vida que segue. Tem algo nessa história que te faz adorar tudo. Talvez a narrativa de Simon, ou a relação dele com a família e com os pais, ou ainda o fato de que a história não tem nenhum vilão, nem mesmo Martin, que é quem passa a história chantageando Simon, é pintado com uma pessoa ruim. Parece estranho, mas acho que esse detalhe humanizou mais ainda a história. Ninguém - ou a maioria das pessoas - não são só boas ou só más. Todo mundo tem um pouco de tudo e aos poucos vamos aprendendo a lidar com o nosso lado ruim.

A relação de Simon e Blue por e-mail é muito interessante e fofa. Eles são confidentes e os dois aproveitam o anonimato para falar tudo aquilo que está preso dentro deles. Começa sobre a homossexualidade, mas esse não é o único assunto entre eles. Claro que com o tempo isso vai virando um sentimento mais profundo e Simon começa a criar hipóteses sobre a identidade do “amigo” virtual. A partir daí ele vai desconfiando de todo mundo, até das pessoas mais improváveis para ser o Blue. 

Confesso que criei uma suspeita sobre a identidade do Blue na metade do livro e ela se confirmou no final, mas descobrir antes o mistério do livro não estragou em nada o ápice, o momento da revelação de quem é a pessoa por quem Simon se apaixonou.

Não posso falar mais nada sem entregar o jogo, só quero dizer que Becky usou de muita representatividade para nós, negros, e eu fiquei bem feliz. Precisamos de mais livros com personagens importantes e protagonistas negros. E, claro, o tema da comunidade LGBT é sempre válido, principalmente em histórias com protagonistas adolescentes que é a época de descobertas! Achei incrível ler algo tão leve e simples sobre um assunto que infelizmente ainda causa muita comoção sendo que é completamente normal.

18 comentários:

  1. Oi, Jana!
    Esse livro anda fazendo o maior sucesso mesmo entre os blogueiros. Por esse motivo que vou demorar a ler. Da última vez que entrei num hype de livro foi com A Rainha Vermelha e não achei ele lá essas coisas. Então, como sou a diferentona, vou esperar a poeira baixar e ler depois. Mas gostei muito da sua resenha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Pois é, todo mundo lendo e amando esse livro, inclusive eu hahaha. Eu também tenho disso, de ler algo que está na boca de todo mundo e não gostar muito, até porque criamos muita expectativa quando isso acontece, né? Simon eu gostei bastante, mas confesso que criei expectativa demais em torno dele e acabei não atingindo.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi
    Realmente todos estão falando desse livro, que bom que gostou da história e leu em um dia, parece ser bem envolvente e interessante, quem sabe eu tenha a chance de ler ele mais pra frente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise.
      Realmente a história é bem envolvente e rapidinha de ler. Bem fácil. Quando você ver, já acabou hahaha. Espero que possa ler também.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi!

    Fui na Turnê Intrínseca e lá conheci esse livro.
    Nossa fiquei com muuita vontade de ler!
    Nem que eu acabei lendo e-book, quero muito ler esse livro! haha

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa,
      Que legal que você foi na Turnê Intrínseca! Infelizmente não pude ir :(. Minha curiosidade não aguentou e acabei lendo em e-book, mas agora que muito o livro físico hahaha.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Jana,
    Mas que legal esse livro, parece ser bem leve e gostoso de se ler.
    Vou anotar a dica ;)
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem leve mesmo, Jessica. Aquela leitura que você nem percebe que está passando!

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Jana, que legal esse livro, deve ser muito legal mesmo, e são temas que são raros em livros né? Vou anotar a sugestão. Sabe que isso acontece comigo também de querer ter o livro físico das histórias que gosto mesmo tendo o ebook? Mas tenho tentado me controlar pra não comprar rs.
    Beijos
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu também tento me controlar, Mari, mas nunca consigo. Não fico satisfeita só com o e-book quando gosto do livro. Nem preciso amá-lo, só de gostar eu já sinto necessidade de comprar e ter na estante hhahaa.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Este livro está sendo muito bem comentado. Eu já estava curiosa para lê-lo, e sua resenha só me deixou mais curiosa ainda! Você resenha muito bem, parabéns!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa.
      Espero que você tenha oportunidade de lê-lo em breve. É uma história bem simples, mas muito fofa e divertida de se ler!

      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Jana! Tudo bem? Esse era um livro que eu não tinha vontade de ler, mas que fui me interessando ao ler ótimas resenhas como essa sua. A obra me pareceu ser ótima e muito bem escrita! Espero lê-la em breve. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony, tudo bem e com você?
      Eu também fiquei com vontade de ler devido às resenhas maravilhosas que eu li por aí a respeito. É muito gostosinho, rápido e bem escrito mesmo!

      Beijos

      Excluir
  8. Jana, muito legal saber que o autor aborda tanto sobre o gay quanto sobre o negro. São pessoas que geralmente passam por muito preconceito pela sociedade, infelizmente. Muitos não entendem que os gays são pessoas assim como nós. Deve ser por pensar dessa forma e por puro medo que ninguém sabe que o personagem é assim.
    Adorei sua resenha.

    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top comentarista de 2 livros para um vencedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Naty.
      Além de passar por preconceito normalmente, ainda são pessoas pouco retratadas em livros no geral. Por isso sempre comemoro quando vejo um protagonista negro - ou que pelo menos não seja branco - e quando tratam de assuntos como homossexualidade nas histórias.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Jana, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, eu já estava louca para ler o livro, agora então....
    Sem falar que vou sair indicando pra todo mundo háhá
    Fiquei curiosa para saber quem é Blue. Uma pena não ser mais detalhado, porque quando uma leitura é boa assim, sempre queremos mais, ou não queremos que o livro acabe né?
    Mas enfim, vou tentar ler o quanto antes, e venho contar o que achei,
    Beijos ♥
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem e com você.
      Obrigada, que bom que gostou da resenha.
      A curiosidade pra saber quem é o Blue só aumenta durante a história e mesmo se você desconfiar como aconteceu comigo, ainda assim vai ficar curiosa pra saber se sua suspeita está certa hahaha. O livro poderia ser mais detalhado mesmo, mas mesmo assim é uma leitura ótima <3

      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...