21 de abr. de 2016

RESENHA: Meu Coração e Outros Buracos Negros

postado por Unknown


Título Original: My Heart and Other Black Holes
Autor(a): Jasmine Warga
Ano: 2016
Editora: Rocco
Páginas: 312


Não consigo nem descrever o quão ansiosa eu estava parar ler esse livro. Tenho lido muitos YA’s sobre doenças psicológicas porque é um assunto que me instiga, me faz refletir sobre a vida e tudo mais. Comecei “Meu Coração e Outros Buracos Negros” sabendo que ele abriria os meus olhos para algumas coisas.

Aysel tem 16 anos e foi morar com a mãe, os meio irmãos e o padrasto quando seu pai foi preso por ter cometido um crime violento.  Foi ele quem a criou e, apesar dos momentos difíceis, os dois sempre foram próximos. O crime do pai virou o maior escândalo da cidade, e além de ter que lidar com a própria dor ao pensar que o pai amoroso e carinhoso foi capaz de fazer algo tão horrível, Aysel ainda tem que aguentar olhares e cochichos na escola e no trabalho. Apesar de tudo isso, o que a mais a assusta é a possibilidade de ela ter herdado do pai esse coisa ruim que ela não consegue denominar, mas que o fez matar alguém.

É por isso que Aysel decide morrer. Movida pela depressão – a grande lesma preta, como ela chama – e pela solidão, a garota entra em um site de suicídio e encontra Roman que está a procura de um parceiro para o grande ato, a morte. Sem nada a perder, e sem nenhuma esperança sobre o futuro, Aysel se candidata a ser a parceira de suicídio do garoto misterioso.

Roman tem os motivos dele para querer morrer, mas quando Aysel o encontra ela não consegue entender o porquê um garoto como ele está tão triste. Roman é claramente popular, é jogador de basquete, é bonito e tem pais muito carinhosos. Mas ele está decidido e já tem até a data para o dia da morte dos dois, dia 7 de abril, sem negociações. 

Os dias passam com Aysel e Roman se encontrando para acertar os detalhes de suas mortes, mas isso faz com que a garota comece a ter dúvidas sobre aquilo que ela tinha tanta certeza até antes de conhecê-lo. O problema é que Roman não está disposto a desistir. Para ele, a vida já deu e ninguém pode salvá-lo.

É muito triste ver dois adolescentes tão sem esperança, sem enxergar uma saída possível para todos esses sentimentos ruins que os engoliram. Os motivos dos dois são diferentes, mas o resultado é o mesmo: uma depressão profunda que os cegou completamente, e mesmo que os dois tenham uma conexão e, claro, acabem gostando um do outro, essa nuvem preta não vai embora. Nem o amor consegue mostrar pra eles, principalmente para Romam, que as coisas podem melhorar.

Depressão, ou qualquer tipo de doença psicológica, não é algo fácil de se descrever. Aysel cita tanto a lesma preta que eu comecei a achar repetitivo, mas depois relevei porque realmente não é simples de descrever quando tudo perde o sentido. Nada faz diferença. Trabalhar, ir pra escola, comer. Nada importa se você está fadado a viver com essa tristeza densa.

“Qualquer um que já esteve triste de verdade pode dizer que não há nada de bonito, literário ou misterioso na depressão. Depressão é como um peso de que não se pode escapar. Ele esmaga você, faz até as menores coisas, tipo amarrar os tênis ou mastigar uma torrada, parecerem uma corrida de trinta quilômetros montanha acima. A depressão faz parte de você, está nos ossos e no sangue.” (pág. 22)

Por mais que o assunto seja pesadíssimo, a leitura não é tão difícil. Algumas partes me deixaram com o coração na mão de tão tristes, mas outras me fizeram sorrir ou ficar pelo menos aliviada. Me identifiquei com a Aysel em algumas partes e isso foi quase sufocante e assustador. E Roman está tão perdido que é era quase dolorido lê-lo em certas cenas.

Por eu ter criado muita expectativa a respeito do livro, acabei me decepcionando em alguns pontos e esse é o motivo das minhas três estrelas. Achei-o um pouco sucinto demais em alguns trechos importantes, e o final deixou um detalhe importante em aberto. É o primeiro livro de Jasmine Warga e talvez o texto dela ainda tenha que crescer um pouco mais, mas de maneira geral, é um livro bom e muito tocante. Mostra que, diferente do que vemos de vez em quando por aí, depressão não é brincadeira e muito menos uma coisa romântica. Depressão é uma doença séria e que precisa de tratamento.

22 comentários:

  1. Adorei a resenha. Só me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro. Assim como você gosto do tema e das reflexões que fazemos após uma leitura como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha.
      Eu adoro livros que me fazem pensar e esse com certeza é um desses!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi :D
    Amei sua resenha
    Depressão é um assunto que precisa ser reconhecido.
    A capa desse livro é linda!
    Bj


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito linda mesmo, né?
      Gosto de ver YA's falando de depressão e outras doenças psicológicas porque ás vezes alguém que não faz ideia do que tem ou de como procurar ajuda pode se identificar lendo.

      Beijos

      Excluir
  3. Minha cara Jana, você resenha de um jeito incrível. Quando leio as suas resenhas, sinto vontade de correr e adquirir logo o livro. Eu estava lendo há algumas horas uma matéria sobre Ansiedade e Crises de Pânico, sobre como é importante dialogar sobre esses temas que a maioria acha que é frescura, que é fraqueza, que é coisa de gente frouxa. Eu tenho Ansiedade Generalizada, já tive crises de pânico terríveis, mas há 3 anos estou em tratamento e posso dizer que as coisas estão estáveis. Há dias em que acordo, sim, com tontura, enjoo, taquicardia, mas, na maioria do tempo, estou disposta. E isso é ótimo, depois de ter vivenciado dias em que eu não conseguia fazer nada sem me sentir fisicamente mal. Eu estava enlouquecendo sem conseguir dormir. Assim como a TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão não é bobagem nem algo fácil de se desvencilhar. Requer tratamento sério, porque é um troço muito pesado e esmagador. Eu não tive depressão, mas pelo que eu já senti, jamais agiria sem empatia com quem outros tipos de problemas de saúde mental. Eu sei como é. Eu sinto na pele.
    Creio que seria uma leitura dolorida e forte pra mim, mas necessária. Sabe, as pessoas precisam conhecer mais a si mesmas, os outros e o mundo. Só assim teremos um mundo com mais empatia e compreensão.
    Beijo.

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica, muito obrigada! Fico muito feliz que minhas resenhas despertem isso em você :). Doenças psicológicas são muito sérias, mas como você disse, ainda há muito preconceito vindo de pessoas que acham que não passa de uma frescura ou má vontade. Que bom que você conseguiu um tratamento e que está estável. Eu também leio muito sobre isso, não são em livros mas artigos e notícias. Eu tenho depressão e ansiedade. Não é fácil, como qualquer outra enfermidade do gênero. Nós que sofremos com nosso psicológico sabemos como é importante falar sobre isso porque só falando as pessoas vão se identificar e saber como procurar ajuda. Por isso gosto tanto de ver livros que tratam to assunto. Não é uma leitura fácil mesmo, mas eu recomendo bastante!

      Beijos

      Excluir
  4. A história parece ser bem pesada mesmo, embora a leitura seja leve como você mencionou. Depois de ter lido e chorado muito com Como eu era antes de você, acho que ainda não estou preparada para outro livro com essa mesma pegada, vou guardar a sugestão para o futuro...
    Beijos e bom fim de semana!
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, se você é bem sensível com livros realmente acho melhor esperar um pouco para ler esse hahaha. Beijos!

      Excluir
  5. Oi Jana,
    Não conhecia o livro :O
    Parece ser bem intenso, gostei bastante da premissa e tem um tema interessante abordado nele.
    Só não leria agora, mas futuramente sim rsrs.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,
      Ele é bem intenso mesmo, apesar do texto ser simples e leve. É um tema pesado, mas muito importante.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá.
    Apesar de ser um livro que foge totalmente meu padrão de leitura, acredito que daria uma chance. Deve ser doloroso e interessante acompanhar o drama desses adolescentes.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é doloroso vê-los tão tristes e sem nenhuma perspectiva. Não é uma leitura fácil, mas vale a pena dar uma chance!

      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Jana!
    Eu não sabia do que se tratava o livro. Agora que li sua resenha, já necessito dele.
    Eu acho que seria importante livros assim serem adquiridos nas escolas, principalmente entre os adolescentes.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, é uma ótima ideia isso de ser adquirido nas escolas. Cada vez mais as doenças psicológicas surgem nos adolescentes. Já é uma época difícil da vida, cheia de descobertas e medos, então seria uma ótima ajuda dar acesso à livros assim para os alunos.

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Jana!
    Tenho vontade de ler esse livro desde quando ele saiu la fora, sou estudante de psicologia então sempre que posso ligar ficção com algum caso assim ja fico interessado, pelo jeito o livro é muito bom espero, gostar também apesar dos pesares citados.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!
      Eu também estava assim com esse livro. Desde que ele foi lançando nos EUA eu fiquei com vontade de lê-lo. Acredito que pra você será uma leitura muito interessante já que você estudo psicologia. No geral é um livro bom sim e que fala de maneira direta sobre uma doença tão complicada como a depressão!

      Excluir
  9. Oi!!

    Eu também sou a favor de mais livros que abordem questões mentais, porque infelizmente a depressão ainda é um assunto tabu do qual as pessoas tem poucas informação e tratam com levianidade.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Raissa.
      Depressão e algumas outras doenças psicológicas ainda são vistas como frescura por algumas pessoas. Só quem as tem sabe que a coisa é séria.

      Beijos

      Excluir

  10. Eu ainda não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha já quero ler mesmo não sendo o tipo de livro que leio sempre.
    Algumas pessoas acham bonito falar que tem depressão, mas acho que se elas tivessem mesmo essa lesma veriam que não tem nada de legal nisso.
    Já vou anotar o nome aqui na agendinha de próximos livros.
    ótima semana
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiane.
      Realmente algumas pessoas romantizam a depressão. Não é algo bonito ou romântico, é uma doença séria e grava. Livros assim ajudam as pessoas a entender a gravidade da coisa.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi, Jana! Tudo bem?
    Que delícia saber que você é jornalista :) Eu também sou!
    Eu recebi esse livro da Editora Rocco e confesso que ainda não li. Achei a capa linda :) Amei a sua resenha.
    Aliás, você sente dificuldade para escrever resenha? Como você se inspira? Tenho certa dificuldade e por isso que faço menos do que gostaria :(
    Já estou seguindo o seu blog.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hidaiana! Tudo bem e com você?
      Ae, companheira de profissão hahaha.
      Olha, eu acho que tenho mais dificuldade em textos que são só de opinião. Resenhas eu até escrevo facilmente, não sei o motivo. Eu tenho costume de marcar de alguma forma as minhas partes favoritas do livro ou as que me chamaram atenção de alguma forma. Na hora de resenhar, eu volto nessas partes para lembrar por que eu gostei ou não do livro. Acho que isso facilita bastante.

      Beijos!

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...