26 de abr. de 2016

Resenha: Perdida

postado por Unknown




Título Original: Perdida
Autor(a): Carina Rissi
Ano: 2013
Editora: Verus Editora
Páginas: 364


Se você também é um dos atrasados que ainda não leu "Perdida", fique sabendo que esse é um conto de fadas moderno e muito brasileiro que merece a sua leitura. Já estava ficando com vergonha de ainda não ter lido nada da Carina Rissi - uma das escritoras contemporâneas brasileiras mais famosa e amada do momento – e, pior, não ter lido o tão comentado “Perdida”, livro que eu tenho desde a última Bienal de São Paulo que ocorreu em 2014.

Criei vergonha na cara, li e agora entendo o motivo do amor praticamente unânime que os leitores nutrem por essa história.

Sofia Alonzo é uma amante de romances da Jane Austen, mas ao mesmo tempo não acredita em amor ou em relacionamentos sérios. Ela também é uma dependente assumida das modernidades que o século XXI tem a oferecer. Computador, micro-ondas, máquinas fotográficas, televisão, carros e todas essas tecnologias que facilitam a nossa vida. Pois é logo um desses objetos aparentemente inofensivos que a faz viajar no tempo e parar no século XIX.

Depois de deixar seu antigo aparelho cair na privada, Sofia vai a uma loja de eletrônicos onde lhe é oferecido um celular que mudaria a sua vida. Ela não sabia que  as funções prometidas pela vendedora misteriosas seriam cumpridas tão ao pé da letra, mas Sofia acaba voltando dois séculos e conhecendo Ian Clarke.

A partir daí a história toma o rumo já esperado. Em uma época totalmente diferente, Sofia se desespera e faz o possível para voltar para o ano de 2010. Hospedada na casa do galante cavalheiro Ian, ela tenta se acostumar com ar falta de tudo aquilo que ela sempre prezou. Nem um banheiro ela tem à disposição! Sofia é avisada que só conseguirá voltar para casa quando “encontrar o que procura”, então ela sai em uma busca cega atrás de algo que ela nem sabe o que é. Parece um pesadelo horrível, mas a simpatia, cuidados e charme do Senhor Clarke, o carinho da irmã dele, Elisa, e algumas amizades abrem os olhos de Sofia que começa a entender que a vida não se resume a acessórios que fazem coisas por você.

Uma história de época de amor e desapego e ainda com uma pitada de Cinderela. Com certeza é uma receita infalível e isso já justifica o sucesso estrondoso de “Perdida”. Sofia é uma mocinha cuja teimosia pode irritar de vez em quando, mas é incapaz de despertar ódio nos leitores. Ela é engraçada, espirituosa, nada graciosa e muito diferente de Ian, o mocinho digno de Mr. Darcy.

Acho que o texto da Carina também é um dos ingredientes que tornaram "Perdida" tão amado. Sua escrita simples e jovial facilita a leitura e nos aproxima ainda mais da personagem principal. Quase podia ouvir a voz da Sofia na minha cabeça enquanto passava pelas páginas. O estilo da narrativa com certeza combinou com o narrador.

Para os amantes de romance de época, a história é um prato - de porcelana e detalhes feitos à mão - cheio. Os vestidos, cenários, linguagem e costumes do século XIX são muito bem retratados e sempre de uma forma engraçada por meio da nossa protagonista que passa metade da história sentindo falta de um chuveiro.

“Perdida” pode não ser um livro perfeito, mas tem um enredo criativo e autêntico que faz Carina Rissi merecer a incrível quantidade de fãs que conquistou.

42 comentários:

  1. Me achei muito atrasada agora, porque não só não li, como nem tinha escutado falar desse livro, acredita? E achei a história encantadora, quero muito ler!
    Beijos
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha ouvido falar porque na Bienal de 2014 em São Paulo a Carina estava autografando e desde então eu estou com os livros dela para ler hahaha. A história é um amor mesmo, vale a pena ler!

      Beijos

      Excluir
  2. Acredita que ainda não li esse livro? Muita gente elogia bastante o livro e a vontade de lê-lo sempre aumenta! Adorei a resenha e o seu blog! Já estou seguindo!
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Acredito sim hahaha. Eu mesma demorei horrores para ler, mesmo sabendo que ele é super amado pelo pessoal que ama chick-lits!

      Beijos

      Excluir
  3. Menina, tô doida pra ler esse livro mas ao mesmo tempo tô com medinho, rs.
    Normalmente, quando um livro é muito amado por todos, eu acabo não gostando - é, eu sei, sou meio do contra. Mas "Perdida" tem todos elementos que eu adoro, e sua resenha me fez lembrar o quanto ele pode ser bom! Fiquei animada de novo, rs!

    Vim também pra deixar um beijinho e pra te convidar a nos fazer uma visita! E a nos seguir também, caso goste do nosso cantinho!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico assim, Fabi! Por que eu tenho costume de ser do contra e não me apaixonar pelos livros super queridos pelo público. Não achei "Perdida" perfeito, mas adorei a história e os elementos dele. Vou fazer uma visita sim para o seu blog! Beijos <3

      Excluir
  4. Sempre vejo resenhas apaixonadas pelos livros da Carina Rissi. Como você disse, o amor é praticamente unânime. Só não me arrisco a ler porque não curto muito o gênero.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,
      A Carina conquistou muita gente, né? Tem um fã-clube enorme! Acho que não vi ninguém ainda que tenha lido algum livro dela e não gostado! Mas se não é seu gênero, melhor passar mesmo porque a Carina é autora de chick-lits com cara de chick-lits hahaha.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Jana!
    Menina, eu tomei vergonha esse ano e li No Mundo da Luna e amei! Estou com Perdida para ler também e com certeza vou gostar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Quero muito ler No Mundo da Luna, parece ser uma história bem divertida. Com certeza você vai amar Perdida já que gostou da história da Luna.

      Beijos

      Excluir
  6. haha amei a resenha
    Eu sou atrasadíssima porque ainda não li o livro e fico procrastinando.
    O jeito é criar vergonha e ler logo né kkk
    ❥Blog:Gordices Literárias
    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava procrastinando Déborah hhaha, mas valeu a pena colocar a preguiça de lado e ler! Beijos

      Excluir
  7. Eu nunca li nada da Carina Rissi e fiquei com vergonha agora porque essa é a primeira vez que sequer leio uma resenha sobre a obra dela. Parece super fofo e agradável de ler, e eu já coloquei na minha lista de desejados! Adorei a ideia de um conto de fadas moderno e ainda envolvendo viagem no tempo? Parece perfeito!

    Beijos~
    ✮ C'est la Lola ✮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lola
      É muito agradável mesmo e gostoso de ler. Envolve viagem no tempo, carruagens e o Ian é praticamente um príncipe encantado hahaha. É muito amor!

      Beijos

      Excluir
  8. Tenho vontade de ler os livros da Carina, sabia? Muita gente fala bem! *_*
    Adoreeeei seu blog. Estou seguindo! <3

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha muita vontade também e finalmente resolvi ler um (tenho 4 livros dela). Obrigada por seguir, amor <3

      Excluir
  9. Eu amei Perdida, é um dos meus livros favoritos! Eu li 6 vezes!!! *-*
    Amo demais a Carina, ela é super fofa e merece o sucesso que tem

    Beijokas da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mylla.
      A Carina é muito fofa mesmo, né? Tive a oportunidade de conhecê-la e ela é um doce, merece demais todo o sucesso!


      Beijos

      Excluir
  10. Oie Jana =)

    Em primeiro lugar obrigada pela vista no blog e fico feliz que você tenha gostado do meu cantinho ^^

    Já li Perdida e apesar de ter sofrido um pouco com a Sofia rs... gostei bastante a história.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane!
      Imagina, seu cantinho é muito fofo. Obrigada por visitar o meu!
      Também sofri um pouco com a Sofia, viu? Ela é muito teimosa e ás vezes me cansava hahaha. Mas no geral eu gostei muito da história também.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi, Jana! Esse livro é super elogiado. Comecei a ler um tempo atrás, mas acabei não terminando. Até onde li, achei leve e o típico livro para ler sem compromisso.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla.
      Perdida realmente é um livro com a história simples e descompromissada. É pra quando você quiser uma leitura mais leve, sabe? hahaha. Beijos

      Excluir
  12. Eu também li esse livro supeeeer atrasada! mas amei, estou apaixonada por Ian, aquela carta dele no final me fez chorar! Eu tinha pensando que no final do livro no Epilogo a autora podia ter feito a Nina nos dias atuais ido até a casa do Ian, ai ela iria ser recebida como a Sofia foi e teria lá uma carta para ela da Sofia, dizendo como ela foi feliz e etc, queria mt que tivesse issso!!!!1 hahahahahha <3
    beijos Luiza, ecletismo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, acredita que eu pensei o mesmo? Achei que a Nina poderia ir até a casa e ter uma carta da Sofia ou ainda ver um quadro da Sofia com o Ian ou com filhos, só para ela saber que deu tudo certo hahaha <3

      Excluir
  13. Oi, Jane!
    Então... sou um dos atrasados, viu! Ainda não li Carina Rissi e esse livro me atrai muito, assim como "No mundo da Luna". Espero poder ler logo.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego!
      Relaxa que eu também ainda estou muito atrasada em Carina Rissi hahaha ela tem tantos livros e eu só li esse, apesar de já ter quatro. Quero muito ler No Mundo da Luna também.

      Beijos

      Excluir
  14. Oii! Tudo bom?
    Eu nunca li nada dessa autora mesmo apesar de já ter
    recebido algumas indicações e essa resenha foi a que
    mais me deixou com vontade de conhecer o trabalho dela.

    Acho que vou aproveitar o lançamento de Mentira Perfeita
    aqui no Rio pra comprar alguma coisa dela :)

    Parabéns pelo blog - já Estou seguindo!

    Beijinhos,
    Sala de Leitura
    5 DICAS PARA LER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana.
      Fui no lançamento de Mentira Perfeita aqui de SP e aproveitei para conhecer a Carina. Ela é um amor de pessoa! E eu fiquei muito curiosa para ler esse livro novo por tantos comentários positivos que eu ouvi lá no lançamento. Se você gosta de chick-lit, vai gostar de Perdida!

      Beijos e obrigada por seguir!

      Excluir
  15. Oii!
    Eu nunca li nada da Carina Rissi mas morro de vontade.
    Faz tempo que quero ler Perdida, vou ver se compro ainda esse ano. Parece ser ótimo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora!
      O livro é ótimo mesmo, uma leitura muito leve e gostosa. Se tiver a oportunidade, leia sim!

      Beijos

      Excluir
  16. Todo mundo morre de amores por esse livro, e eu ainda não li! Tô atrasada demais... shAIhsiUHAS
    Eu ia compra-lo lá na Bienal, mas como a autora ia participar do evento, as filas estava tão grandes que eu desisti! MEODEOS!
    E morro de medo de livros amados por todos... sempre me decepciono!
    sAUIhsIUAHs

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi,
      eu tentei pegar autógrafos na Bienal de SP, mas como você disse, a fila estava gigantesca e eu desisti. Nessa época eu já tinha o Perdida e acabei comprando o Encontrada!

      Beijos

      Excluir
  17. Oie, tudo bem?
    Adorei a resenha!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, parece divertidíssimo!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Priscilla! E o livro é muito divertido mesmo. As protagonistas da Carina sempre são doidinhas e nos fazem rir bastante.

      Beijos

      Excluir
  18. Oi oi,

    eu amo romances de época, mas sempre tive receio de ler esse livro, com medo que ele fosse juvenil demais. Contudo, depois de ler Mentira Perfeita, da mesma autora e amar a escrita dela, fiquei bastante curiosa pela saga Perdida, especialmente porque todo mundo fala super bem dela, como você.

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Pelo o que eu vi Mentira Perfeita é um pouquinho mais adulto, mas Perdida não é tão juvenil não. Acho que você vai gostar!

      Beijos

      Excluir
  19. Oi!
    Adorei a resenha, faz tempo que quero ler esse livro da Carina, parece ser muito bom mesmo.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme.
      Que bom que gostou da resenha! Se tiver oportunidade, leia sim, é muito leve e gosto de ler <3

      Excluir
  20. Oi Jana!!! Obrigada pelo comentário lá no blog! Realmente Carina Rissi vem fazendo um belíssimo trabalho com seus livros. Achei super cativante a escrita da autora e quero ler esse livro também!
    Seu blog é lindo, estou seguindo!

    Beijo grande
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta!
      Obrigada pela visita.
      Também gostei muito da escrita da Carina Rissi, é bem leve e gostosa de ler!

      Beijo

      Excluir
  21. Ok, eu assumo que eu sou uma das atrasadas que ainda não li nada dela e estou perdendo uma historia maravilhosa, maaas falta de interesse não é! Todo mundo fala tão bem dela que eu to tipo '' AI EU PRECISO LER ALGUMA COISA DELA'', porém toda vez que eu vou comprar ele eu acabo colocando outro livro no carrinho, mas eu ainda compro!
    Ps: Seu blog é um amor!
    leitoraemsagas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, eu estava assim também hahaha. Ouvi tanta gente falar tão bem que prometi a mim mesma que leria algo dela. Acabei comprando 3 livros dela, mas demorei quase dois anos para ler o primeiro, Perdida. Me arrependi de não ter lido antes!

      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...