11 de mai. de 2016

RESENHA: A Extraordinária Garota Chamada Estrela

postado por Unknown





Título Original: Stargirl
Autor(a): Jerry Spinelli
Ano: 2014
Editora: Gutenberg
 Páginas: 192


Li “Stargirl” há muito tempo atrás depois de ter visto um vídeo de uma youtuber gringa em que ela listou livros que todo adolescente deveria ler. Gostei da capa que ela mostrou da obra do Spinelli (rosa-choque com o desenho amarelo de palitinho de uma garota) e amei o nome. Fui procurar e o li no mesmo dia. Voltei no vídeo da youtuber e escrevi um comentário agradecendo pela dica, mas a corrigi: “Stargirl” é um livro que todo mundo deve ler, independente da idade.

Sim, a história é sobre adolescentes, se passa em um colégio e o texto do Spinelli é bem simples. Pode parecer um enredo bobinho para pessoas mais velhas, mas se ela ler com atenção vai entender que esse livro é uma lição sobre ser você mesmo sempre. Seja autêntico, seja livre.

Estrela é uma garota mágica. Ela se veste de um jeito esquisito, tem um rato de estimação, toca ukelele e canta parabéns para os aniversariantes do dia no meio do refeitório da escola. Estrela se conhece muito bem. Estrela vê o mundo com olhos diferentes. Estrela é diferente e não se importa com o que as outras pessoas pensam disso.

Ao chegar ao novo colégio, as peculiaridades de Estrela a tornam famosa. Em um primeiro momento, todos se encantam com a garota nova e “meio doida”. Com o tempo, claro, o apresso das pessoas se torna desgosto e Estrela vira alvo de chacota. Tudo aquilo que antes a fez ser amada, agora a faz ser desprezada por todos os alunos. Mas o mais incrível é que ela continua não ligando. Não importa se o mundo a ama ou a odeie, Estrela é assim e ponto.

Leo, nosso narrador, percebe isso mas não entende como ela pode ficar bem sendo motivo de risada da escola inteira. Leo está apaixonado pela garota estranha e por isso acha que tem o deve de ajudá-la a ser uma pessoa “normal”. Assim ela teria paz no ambiente escolar e, mais importante de tudo, os dois poderiam finalmente ficar juntos sem atrair olhares estranhos das outras pessoas.

É tentando ajudar que Leo descobre que nada pode mudar a nossa essência, e que não vale a pena tentar mudar o que você é apenas para ser aceito pelo resto do mundo. Mudar não deixa nada mais fácil.

A sinopse da Gutenberg diz que o livro é uma “celebração do inconformismo” e é isso e muito mais. “A Extraordinária Garota Chamada Estrela” é um grito contra padrões e contra a ideia de que ser diferente é errado. É uma análise sobre o ambiente escolar que pode ser muito tóxico e que muitas vezes condiciona os alunos a ditarem regras absurdas em favor da popularidade. Vale a pena ser popular, mas perder a própria essência? É isso que Leo vai aprender e da pior maneira possível.

Por isso eu digo, esse livro é para todas as idades. Não importa quantos anos o leitor tem, a mensagem aqui é aceite-se, abrace quem você é e tudo o que te faz ser você e viva!

32 comentários:

  1. Oi, Jana!
    "canta parabéns para os aniversariantes do dia no meio do refeitório da escola" da escola não, mas do restaurante universitário já fizeram várias vezes comigo.
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada. Hoje em dia rola, mas acho que na época da escola, não sei se daria pra eu ligar o botão do foda-se como a Estrela.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza,
      Já fizeram comigo também, mas querem me zoar hahaha. No caso da Estrela, ela faz de coração pra homenagear a pessoa. Queria ter lido esse livro na época da colégio exatamente pra aprender a não ligar pras outras pessoas. Por isso acho que ele é uma ótima leitura pra quem está nessa época da vida.

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, amei a ideia desse livro, parece ser super legal. Uma personagem que não se importa em ser diferente? Já achei o máximo! Para que ser igual a todo mundo? Eu gostei bastante da capa também! :D
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari.
      A capa é muito linda, né?
      E a história é um máximo mesmo. Bem simples, mas muito importante.
      Beijos

      Excluir
  3. Que resenha maravilhosa! Eu já tinha visto a capa desse livro e me lembro que achei ela linda, mas não tinha pego pra ler a sinopse e agora que li a sua resenha me apaixonei! Já vou colocar o livro na minha listinha! E menina, que blog lindo, já segui aqui e no Instagram, tô apaixonada pelo seu cantinho haha
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela.
      Que bom que gostou da resenha e do blog. O livro vale muito a pena, viu? Acho que você gostar! Muito obrigada por seguir.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Jana, tudo bem?
    Primeiro quero dizer que acabei de conhecer o seu blog e já estou devidamente encantada.
    Segundo comprei esse livro no começo do ano passado toda empolgada, mas aí nem lembro o porquê acabei colocando outras leituras a frente.
    Sua resenha só me fez lembrar que realmente preciso lê-lo, obrigada. ♥
    Beijo Camila

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      Fico feliz que tenha gostado aqui do meu cantinho. Quando puder dê uma oportunidade para o livro. Ele é bem gostosinho e fácil de ler e tem uma mensagem linda.
      Beijos <3

      Excluir
  5. Jana, só a capa dele já me ganhou! É daqueles que você ve a capa e já imagina qu vai gostar do livro. E a história também parece ser ótima, quero ler!
    Beijos

    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Mari. E o melhor é que ele não é um livro só com a capa bonita. A história é muito fofa!

      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Jana! Faz tempo que quero ler esse livro. Quem disse que livros adolescentes são bons só para adolescentes, né?! Quando bem escritos e com personagens bem construídos, passam boas mensagens para pessoas de qualquer idade, como você mesma disse. Fiquei com mais vontade ainda de conhecer essa menina diferente e corajosa depois de ler sua resenha.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla!
      Pois é, tem gente que tem preconceito com YA's por achar que são livros só para adolescentes. Eu já passei da adolescência (apesar de me achar uma ainda hahaha) e acho que muitos desses livros valem para várias idades exatamente pela mensagen que eles passam.

      Beijos

      Excluir
  7. Oie Jana =)

    Todo mundo que leu esse livro é só elogios a ele. Eu ainda infelizmente não tive a oportunidade de conhecer a história, mas tenho bastante curiosidade.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane.

      Também nunca vi alguém que tenha lido e não gostado, só vejo elogios. Quando tiver a oportunidade não deixe de ler.

      Beijos

      Excluir
  8. oi
    eu já vi falarem bem desse livro, parece ser uma boa história e a estrela deve ser uma personagem interessante por não ligar para o que as pessoas falam, me interessei em ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise.
      A Estrela é muito interessante mesmo. É muito legal ler como ela é dona de si mesma e não se acanha pelos comentários alheios!

      Beijos

      Excluir
  9. AMEI sua resenha!!! A premissa me lembrou um pouco do livro Extraordinário, já leu? É lindo esse livro.
    Acho que livros assim deveriam ser cultuados em escolas, para que os alunos enxerguem a diversidade como algo belo e não como algo que os deixam envergonhados ou qualquer outra coisa.
    Anotei a dica, com certeza irei ler esse livro ♥
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna.
      Já li sim Extraordinário e achei maravilhoso! <3
      Concordo que esse tipo de livro deveria ser distribuído em escolas para os estudantes crescerem sabendo se aceitar e se amar do jeito que são.

      Beijos

      Excluir
  10. Gostei muuuito da sua resenha.Adoro livros assim.Que mostrem a força do "ser diferente".Sério.É maravilhoso :)


    Beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol.
      Que bom que gostou a resenha. Também adoro livros desse tipo. É muito revigorante ver histórias sobre pessoas que se aceitam do jeito que são.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi Jana, tudo bem?
    Mesmo os livros mais infantis/adolescentes, quando bem escritos e com histórias refletidas, podem ser fonte de ensinamento.
    É super legal ver obras que exaltam o "verdadeiro eu", e acho que é sempre bom ler esse tipo de história.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla.
      Concordo com você. Independente do gênero ou o público-alvo do livro, histórias bem escritas e com objetivos claros podem servir como objeto de reflexão para qualquer pessoa.

      Beijos

      Excluir
  12. Oiii :D
    Que história linda!
    Fiquei curiosa pra ler.
    Bj


    Ig: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess.
      A história é linda mesmo.
      Quando puder, dê uma lida.

      Beijos

      Excluir
  13. Que livro maravilhooooso Jana. Ele me lembrou muito o livro Extraordinário. <3 Seja você mesmo sempre. Amo. Parabéns pelo blog, achei ele super super lindo. E já sou seguidora fiel a partir de agora. Beijão! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís.
      Ele lembra mesmo Extraordinário por ser a história de uma pessoa que vive sem medo de ser feliz.
      Muito obrigada, viu? Agradeço muito! Beijos

      Excluir
  14. Oi Jana!
    Que legal esse livro! Passaria batido por mim na livraria, mas sua resenha me interessou.
    É mesmo um livro para todas as idades.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora.
      Que bom que te despertei o interesse. Realmente é um livro que vale a pena ler.

      Beijos

      Excluir
  15. Oi, oi Jana.
    Já conhecia o livro e ele já está na minha listinha, amo histórias assim, ainda mais quando passam uma mensagem tão linda. Ótima resenha.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline.
      Também adoro histórias desse tipo! São leves e ensinam muita coisa.
      Que bom que gostou da resenha.
      Beijos!

      Excluir
  16. Olá, Jana.
    Esse é um livro que num primeiro momento, se eu o visse, não ligaria muito por conta do título. Mas lendo sua resenha, percebo que é um livro que eu daria uma chance sim. Gosto de livros que passam um ensinamento e que não se limitam apenas a um público-alvo.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de livros que são boas leituras para qualquer pessoa/idade. É um livro que passa batido mesmo, eu só fiquei sabendo dele devido a esse vídeo do youtube.

      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...