2 de jun. de 2016

Leituras do mês: Quantidade X Qualidade

postado por Unknown

Já começo com a bomba: a quantidade de livros lidos no mês de maio foi 0. Sim, eu não terminei nenhum livro mês passado. Comecei “Cartas de Amor aos Mortos” da Ava Dellaria, mas não concluí a leitura até agora. É a segunda vez que eu tento ler esse livro, porém não posso colocar nele a culpa do meu mês sem livros. A culpa é da vida. Algumas mudanças boas aconteceram por aqui no último mês e eu acabei ficando sem tempo pra ler. Isso está me fazendo mal, não por eu sentir que é minha obrigação ler vários livros por mês, mas sim por eu não estar conseguindo fazer uma das coisas que eu mais amo na vida.

Esse meu momento me levou a refletir sobre a pressão que algumas pessoas têm com relação à leitura. Enquanto umas não leem sequer um livro por ano, outras se sentem obrigadas a ler o máximo de livros possível em um curto período de tempo. Claro que tem aquelas pessoas que leem bastante por puro prazer ou por simplesmente terem uma leitura rápida, mas vejo bastante por aí - principalmente no mundo de blogueiros literários -  o dever de ler muito em poucos dias.

A leitura é uma atividade cultural que desenvolve a fala e à escrita, mas ler apenas por ler tem o mesmo efeito? Vi um dia desses essa discussão no Twitter do PC Siqueira que estava defendendo a recente explosão de livros de Youtubers, gênero que faz muita gente torcer o nariz. Algumas pessoas acham que os livros desses famosos da internet são leituras perdidas – apesar de nunca terem os lidos para realmente saber - , outras já acham que não importa o que seja, o importante é ler.

Minha opinião sobre os livros de Youtubers não vem ao caso até porque nunca li um para falar com propriedade sobre o assunto, mas no geral acredito que existem dois processos de leitura: o exercício de ler, e o ler por prazer. Ler é um hábito, quanto mais você faz, mais costume você pega até que a leitura comece a fazer parte da sua vida. Para isso, o conteúdo do livro não precisa ser fenomenal e não precisa ter um poder transformador. Ele só precisa segurar sua atenção. Já o ler por prazer é mais do que uma ação automática e habitual, é quase um ritual. É com ela que encontramos histórias que moldam o nosso ler. As duas formas de leituras são válidas, porém têm resultados e objetivos diferentes.

Talvez eu pudesse ter lido alguns livros em maio, apenas utilizando o meu hábito de ler. Decidi não fazê-lo porque não faço parte do grupo de pessoas que leem rápido por prazer. Eu não teria aproveitado as leituras, e poucas coisas são piores do que um livro perdido. Ler algo com pressa ou em horários que você não está confortável o bastante para mergulhar na história acaba resultando em uma leitura que não te agrega nada, não te marca ou te comove, independente do quão bom o livro seja. Eu gosto de ler e de me sentir na história, gosto de me deixar levar pelas palavras, entrar no mundo que o autor criou com tanto cuidado e ver os detalhes. Ler pra mim é quase um ritual sagrado e não uma meta a ser alcançada. Claro que quanto mais livros melhor, mas no meu caso quantidade não é sinônimo de qualidade. 

Acho o que eu quis dizer com tudo isso é: calma, borralhos, as resenhas vão voltar em breve!

6 comentários:

  1. Olá, Janaína.
    Eu sou da mesma opinião que você. Ler simplesmente para aumentar o número de leituras e não ter nenhum aproveitamento do que está sendo lido é investir tempo em algo que não vai acrescentar muito na vida. Por isso, por mais no final do mês, resulte em poucos livros lidos, eu prefiro ler quando posso mergulhar na leitura sem empecilhos.

    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamos iguais então. Fico muito mais satisfeita em ler um único livro ótimo, do que ler vários que não me toquem do mesmo jeito!

      Excluir
  2. Eu tenho muitos livros pendentes para ler, como tenho parcerias no blog preciso resenhar e entao os que realmente quero ler ficam pro final, isso é triste demais...estou de férias então, aproveito para tentar colocar alguns em dia...7

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Fernanda, isso de não conseguir ler os livros que realmente me interessam sempre me fez pensar muito sobre parcerias. Acho que elas têm o lado bom e o lado ruim, como tudo né?

      Excluir
  3. Jana,
    Tenho a mesma opinião que você, eu tinha mania de me colocar pressão para ler todos os livros que eu tinha e isso me fazia não sentir mais o tesão da leitura.
    Depois que eu sai dessa neura agora tem mês que eu to bem mais empolgada e tem mês que não e to aceitando bem isso.

    :)

    Beijos!
    Rayane - www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, eu também vivia com essa pressão até perceber que o importante é aproveitar a leitura. Agora eu leio de acordo com o momento e minha vontade e está sendo ótimo!

      Beijos

      Excluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...