19 de jun. de 2016

RESENHA: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

postado por Unknown


Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Autor(a): Benjamin Alire Sáenz
Ano: 2014
Editora: Seguinte
 Páginas: 392

Tem algo de muito bonito nos livros juvenis que falam sobre homossexualidade. Em geral, todos são uma bela dose de aprendizado. Já falei algumas vezes em resenhas que adolescência é muito mais difícil do que a gente deixa parecer. É o momento em que nós damos de cara com o mundo pela primeira vez e percebemos que a vida é muito mais complicadas do que nossos pais nos fizeram achar durante a infância. É uma época de descobertas.

Sempre quis muito ler a história de Aristóteles e Dante escrita por Benjamin Alire Sáenz exatamente por achar que o livro seria mais um que traria essa questão de maneira gloriosa, mas acabou que a história é muito mais do que isso. 

Aristóteles é um garoto relativamente quieto - mas que não tem medo de encarar uma briga quando necessário - e que está passando pelas férias de verão. Ele é o mais novo de quatro filhos, mas a família toda age como se o irmão mais velho de Ari não existisse. Ele fez algo ruim, foi para cadeia e desde então foi apagado da história da família Mendoza. Ari não sabe o que Bernardo fez, só sabe que sequer lembra das feições do irmão.

Em uma tarde no clube, Aristóteles conhece Dante, um garoto que facilmente poderia ser o seu oposto. Dante é comunicativo, emotivo, gosta de conversar e aprecia as pequenas coisas da vida como andar descalço e o cantar dos passarinhos. Ele vê o mundo de uma forma diferente e talvez isso faça com que os dois se aproximem tão rápido. Logo Aristóteles e Dante, os meninos com nomes de filósofos, se tornam melhores amigos.

Dante é muito seguro e tem certeza de quem ele é. Aristóteles não. Ele está perdido, tentando entender o pai – um veterano atormentado pela guerra -, a mãe, o irmão de quem ninguém fala, os outros garotos e garotas do mundo, e os próprios sentimentos. Com Dante é mais fácil, ele já se conhece então ele sabe o que ele quer, já Ari...Tudo acontece muito sutilmente dentro do nosso protagonista e narrador. 

O texto de Benjamin Sáenz é muito objetivo e eu gostei de como ele trouxe as reviravoltas que explodem em nós com um tom natural, sem alarde. É assim que elas costumam acontecer, né? Independente do que, quase tudo acontece sem uma comoção estratosférica. Por que seria diferente em um livro? Acho que foi isso que me fez gostar mais ainda de tudo. A história de Ari e Dante é natural. É sensível e delicada. Não tem exageros ou coisas que aconteceriam só na ficção (infelizmente e felizmente).

O livro se passa na década de 80, o que deixa as descobertas dos garotos mais difíceis e complexas. Se o mundo não é tolerante agora, imagina 30 anos atrás. Porém, Dante e Ari têm sorte o suficiente para viverem com famílias que acreditam no amor, seja ele qual for. Quero acreditar que um dia, todas as pessoas também serão assim.

Antes de começar a ler eu me peguei pensando no que seriam os “segredos do universo” citados no título. O que os protagonistas descobririam. Seria algo real ou metafórico? No final da leitura eu entendi: foi as duas coisas. Ari e Dante passam por muita coisa no livro. Acidentes, mudanças, distância e até por um ato horroroso de puro ódio. Durante tudo isso eles desbravam a vida e descobrem os tais segredos. O universo são eles.

14 comentários:

  1. Oi, Jana!
    Esse livro tem cara de ser muito fofo e te dar umas lições para levar na vida.
    Não sabia que ele se passava na década de 80.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oláá Jana
    Ainda não li o livro e nem tinha curiosidade em lê-lo, mas agora que li a sua resenha parece ser um livro incrível. Espero lê-lo em breve! ^^
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloísa.
      Diferente de você eu sempre quis ler esse livro. Se você gosta de YAs com mensagens fortes, mas que ao mesmo tempo são doces, esse é o livro certo pra você! Beijos

      Excluir
  3. Ai, cara! Como é bom vir ao seu blog e ler suas palavras!
    Acredito que eu leria esse livro e iria me sentir tão encantada quanto você se encantou pelo livro. Gosto de livros assim, com narrativas fluidas e simples, e por isso memoráveis.
    Sem dúvida, deve ser uma ótima leitura. Uma doce e delicada leitura.
    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada Erica! Fiquei super feliz em ler isso hahaha. Eu acho que esse livro encanta todo mundo que lê. Ele é muito inesquecível, tanto que estou contando os dias para comprá-lo na versão física também. É uma leitura maravilhosa! Beijos

      Excluir
  4. OLAR, JANA!
    Amei a resenha e esse livro está na minha listinha. Gosto de leituras assim, leves e fluidas, além de que o tema é retratado como realmente é, de forma simples. Adorei a indicação!
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Se você gosta de leituras leves, mas que passem uma mensagem forte esse livro é pra você. Espero que você tenha oportunidade de lê-lo em breve. Beijos

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Primeiramente: me dá essa mochila, pelo amor de Deus, nunca te pedi nada... Bom, adorei a resenha e fiquei com vontade de ler o livro, parece ser muito bom.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa. Essa mochila é tudo, né? Hahhaah Só não te dou por que também amo ela de paixão! Beijos

      Excluir
  6. Oi! Adorei a sua resenha! Nunca tinha ouvido falar desse livro (sou dessas desatualizadas), mas parece adorável! Já coloquei no meu kindle, vou começar a ler amanhã mesmo!
    Obrigada pela dica!

    Beijos~ ♡

    ✮ C'est la Lola ✮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lola!
      Espero que você goste do livro tanto quanto eu. Depois quero saber sua opinião! Beijos

      Excluir
  7. Lembro que conheci o livro em um evento da editora e fiquei muito empolgada pela leitura, mas ainda não tive oportunidade. Gostei muito da sua resenha, você escreve muito bem! Espero ler o livro um dia!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  8. Desde que esse livro saiu, ele me chamou muito a atenção pelo título, depois só vi elogios sobre ele e quero muito ler desde então. Que linda a sua resenha, gostei bastante e aumentou ainda mais a minha vontade de ler, parece ser um livro extremamente inspirador. c:

    Beijo,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
  9. Que resenha maravilhosa! Tenho muita vontade de ler o livro desde que o conheci em um evento da editora, mas ainda não tive a oportunidade. Gostei muito da sua resenha, me deixou ainda mais curiosa pela leitura, o assunto é bem interessante e complexo e a forma que foi contada me chama muito a atenção.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir

O que acharam do post, borralhos? Me contem tudo, mas sem brigar, viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...